FANDOM

Tt0212985

Hannibal é um filme de 2001 baseado no  livro de mesmo nome  por Thomas Harris e a sequência do filme vencedor do Oscar O Silêncio dos Inocentes.

Sinopse Editar

O Dr. Hannibal Lecter, um canibal que há dez anos fugiu da prisão, vive tranquilamente pelas ruas. Porém, a agente do FBI, Clarice Starling, nunca se esqueceu da conversa que teve com Lecter antes que esse fugisse, sendo ainda aterrorizada por sua voz fria. Entretanto, o milionário Mason Verger, uma vítima e sobrevivente do ataque de Lecter, procura vingança e usará Clarice como isca.

Elenco Editar

  • Anthony Hopkins .... Hannibal Lecter
  • Julianne Moore .... Clarice Starling
  • Gary Oldman .... Mason Verger
  • Ray Liotta .... Paul Krendler
  • Giancarlo Giannini .... Inspetor Renaldo Pazzi
  • Zeljko Ivanek .... Dr. Cordell Doemling
  • Francesca Neri .... Allegra Pazzi
  • Mark Margolis .... Expert em perfume
  • Diane Baker .... Senadora Ruth Martin

Curiosidades Editar

  • Este é o terceiro filme em que aparece o personagem "Hannibal Lecter"; os demais foram Dragão Vermelho (de 1986 e refilmagem de 2002) e O Silêncio dos Inocentes(1991).
  • Em 2007 foi lançando um quarto filme, Hannibal: A Origem do Mal, com Gaspard Ulliele Gong Li, contando a infância e juventude de Hannibal Lecter e como ele se tornou o famoso canibal dos cinemas.
  • Jonathan Demme, diretor de O Silêncio dos Inocentes, preferiu se afastar desta continuação por considerar a história muito violenta.
  • Jodie Foster, que interpretou Clarice Starling no primeiro filme, decidiu não participar desta sequência por não concordar com os rumos tomados por sua personagem.
  • Os direitos de filmagem de Hannibal, livro lançado em 1999 pelo escritor Thomas Harris, foram vendidos a Dino de Laurentiis por US$ 10 milhões, o mais alto valor já pago até então por um produtor para adaptar um livro para o cinema.
  • O final do filme é diferente do final do livro pois, de acordo com o diretor Ridley Scott, o final do livro era infilmavel. O escritor Thomas Harris concordou com a mudança.
  • O filme teve um orçamento de US$ 80 milhões e só nas duas primeiras semanas nos cinemas obteve mais de US$ 100 milhões, apenas nos Estados Unidos.